O acara disco necessita de energia para crescimento, atividades físicas, processos digestivos, reprodução, regeneração dos tecidos e outros fins. Com uma dieta adequada composta por proteínas, aminoácidos, gorduras (lipídios), hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais é possível para um disco atingir um tamanho de em torno de 20 centímetros da cauda até a ponta. Portanto nada é mais importante na alimentação do seu disco do que uma boa dieta balanceada.
Como os discos são oriundos da Amazônia, uma zona geográfica em que existem grandes quantidades de água, no entanto águas pobres em nutrientes, o organismo deles em seu processo de evolução se adaptou de forma a assimilarem todas as suas necessidades nutritivas no alimento que conseguem. São capazes de consumir, e consomem, tanto proteína animal como vegetal, mas possui um forte hábito alimentar carnívoro. Naturalmente exigem altos níveis de proteína em sua dieta, no entanto sem que esteja isenta de componentes vegetais e vitaminas.
Mas o disco não é considerado um animal carnívoro, nem herbívoro se está pensando. Os discos são onívoros, seu aparelho digestivo é adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos, que no seu habitat consiste sobretudo de pequenos peixes e uma variedade de crustáceos.
O melhor é uma dieta balanceada
Uma dieta bem balanceada, que lhes fornece fontes de proteínas, minerais e vitaminas essenciais, não somente resulta numa alta taxa de crescimento como também fornece os nutrientes necessários para fortalecimento do sistema imunológico. Propiciando assim recuperação rápida de doenças e ajuda o peixe a vencer os efeitos do stress ambiental, sendo portanto de importância fundamental para a saúde do seu disco.
Se não houver consumo de alimento suficiente, não haverá crescimento, o disco irá sofrer de deficiência nutricional e, quase sempre, ocorrerá aumento na mortalidade. Os tipos e quantidades de cada um desses nutrientes variam. Por exemplo, um disco jovem, em crescimento ativo, requer nível mais alto de proteína que um peixe adulto.
O ideal é que a comida seja dada aos poucos, de forma que o alimento na permaneça no aquário sem ser comido por mais do que 5 minutos. Vá dando aos poucos e com o tempo você perceberá quando seu peixe estiver satisfeito, sem que haja sobras no aquário. Ele ficará com estômago bem redondo, o qual pode ser visto embaixo da área onde estão suas brânquias e deixará de buscar o alimento com tanta vontade, nesse momento é hora de parar de alimentar. Nunca deixe sobrar comida no aquário por muito tempo.
Somente uma boa alimentação dificilmente manterá os discos em boas condições de saúde, sendo necessário controles da qualidade da água principalmente, bem como tratamento preventivo para doenças.
Veja Tambem: Quais alimentos posso dar ao meu Acara Disco