Tente comprar discos de um único produtor, isso diminui muito os problemas bacterianos, de verminoses e parasitas. Mantenha os parâmetros iguais aos que o disco está acostumado. Continue alimentando com o que estão acostumados e vá incrementando a dieta deles ao poucos. Não adicione outros peixes em seu aquário estabilizado sem quarentena e teste de compatibilidade.
Aqui na BeloDisco usamos os seguintes parâmetros:
PH – 6,8 a 7
Temperatura da água: 28 ° a 30 ° Celsius
GH (Dureza Total) – 08 a 12
KH (Dureza de carbonatos – 8
TDS (Total de sólidos dissolvidos) – 50 -200
Amônia – 0
Nitritos – 0
Nitratos – abaixo de 15
(Veja: Como manter discos saldáveis, Quarentena e Compatibilidade Biológica )
Recomendo que alimente três vezes por dia, de preferência sempre no mesmo horário, da seguinte maneira:
1 x na parte da manhã depois de ligar a luz
1 x ao meio-dia
1 x à noite, 2 horas antes de desligar a luz
Eles irão se acostumar com os horários da alimentação e quando chegar para alimentá-los ficarão mais ativos na frente do aquário. Assim facilita identificar algum comportamento estranho, se um disco não vem comer junto com os outros pode ter algo errado com ele.
(Veja: Alimentado seus discos)
Your Content Goes Here
É preciso alimentar os discos com comida variada, eles precisam de vitaminas, minerais e acima de tudo proteína. Utilize ração de qualidade, artêmia, larvas, etc. Provavelmente sua alimentação não está sendo suficiente para garantir o crescimento saudável. Recomendo que alimente três vezes por dia. O tamanho do aquário também pode influenciar, certifique que tenha espaço suficiente para ele e faça TPAs com mais freqüência.
(Veja: Como manter discos saudáveis e Alimentado seus discos )
Irá depender do seu esquema de filtragem, da quantidade de peixes que possui e da quantidade de alimentação diária fornecida. A regra é quanto mais peixes mais TPAS, quanto mais alimentação mais TPAS. O ideal é realizar TPA quando o nível de nitrato sobe acima de 50 mg, até 100 mg é tolerável, ou o valor de pH cai abaixo de 6, ou ainda quando há algum problema com os discos. Geralmente, você deve mudar de 20% a 30% da água a cada semana.
(Veja: TPA)
O ideal é medir o valor de pH uma vez por semana. Mantenha o PH entre 6.5 e 6.8. Se o valor de pH cair abaixo de 6, faça TPA de 20%.
O Nitrato deve ser medido uma vez a cada dois meses (antes de mudar a água), se o filtro estiver funcionando bem, aproveite e faça a limpeza do mesmo.
Amônia deve ser medida sempre que notar algo estranho com algum disco. Nos dois primeiros meses de montagem do aquário e na adição de peixes deve ser medido diariamente.
A luz no aquário deve ser mantido acesa durante cerca de 10 horas por dia. Você pode usar um timer que liga e desliga as luzes automaticamente. À noite, utilize uma luz bem fraca (com led é bem fácil), isso auxilia para que os discos não se assustem durante a noite ou ao se ligar todas as luzes novamente.
(Veja: Iluminação do Aquário de Discos)
Se bem cuidado, discos podem viver até os 15 anos de idade.
Este guia definitivo reúne a base de todas a minha experiencia com acara discos para mante-los 100% saudáveis
DIGITE SEU E-MAIL E BAIXE O SEU GUIA GRATUITAMENTE
O maior disco que já criei chegou a 19 cm, mas há relato de disco com até 22 cm de comprimento. A média é de 16 cm.
Depende do tamanho do aquário, recomendo 50 litros por disco e no mínimo 6 discos peixes para que se desenvolvam bem.
Veja: Qual o Melhor Tamanho de aquário para o acara disco?? e Quantos discos manter no meu aquário
Na hora de escolher seu disco, observe atentamente o corpo do disco para avaliar se há sinais de doenças ou problemas. O corpo deve ser redondo, a cabeça deve ser roliça, mostrando uma boa reserva de gordura, nunca fina com os ossos salientes (cabeça de estilete) ou com buracos. A barriga deve acompanhar a linha do restante do corpo, não pode ser a chamada barriga negativa, afundado para dentro, muito menos inchado como uma polchet.
Não deve ter defeitos físicos aparentes, não deve ter quaisquer marcas, feridas abertas, inchaços, placas brancas grudadas no corpo ou qualquer outra coisa fora do comum. As nadadeiras devem estar intactas sem sinais de apodrecimento ou corrosão, o que indica estresse e doenças bacterianas. Os olhos devem ser pequenos em relação ao corpo, de igual tamanho, redondos, brilhantes e alertos. As cores devem ser vivas e brilhantes. A respiração deve ser constante e suave. Os Discos devem comer bem.
(Veja: Segredo para escolher discos perfeitos)
Sim, desde que seja acima de 6 discos. Evite misturar discos selvagens capturados na natureza, com discos híbridos, a não ser que já possua bastante experiência com discos. Os discos criados em cativeiro estão adaptados a diferentes parâmetros de criação e terão diferentes estirpes microbianas dos discos selvagens.
(Veja: Quarentena e Compatibilidade Biológica )
Alimente-os bem, com alimento variado antes do período de suas férias, faça mais TPAS. Eles ficarão bem durante uma semana sem alimentação.
Nunca peça uma pessoa para alimentar seus discos em suas férias, eles irão ficar muito melhor sem alimentação.
Pode usar um alimentador automático também, mas teste ele pelo menos durante uma semana antes, certificando de que ele derrame o mínimo de comida possível.
Veja: O que fazer quando em férias.
Provavelmente a pessoa colocou alimento demais no aquário. Os filtros não suportaram o aumento da quantidade de alimento. Houve um aumento da amônia, o que acabou por intoxicar os peixes.
Nunca peça uma pessoa para alimentar seus discos em suas férias, eles irão ficar muito melhor sem alimentação.
Veja: O que fazer quando em férias.
Discos adultos precisam de mais tempo para se adaptar a um novo ambiente, esse tempo pode levar até 4 semanas, nesse tempo ele pode ficar sem comer sem grandes problemas. Discos pequenos até duas semanas é tolerável. Para estimular seu apetite aumente a temperatura para 32 ° C, isso irá acelerar o metabolismo dele.
Coloque outros discos vorazes junto dele, para estimulá-lo e encorajá-lo a comer no novo ambiente
Provavelmente o grupo é muito pequeno. Esse comportamento agressivo geralmente não acontece em grupos maiores. Você pode evitar isso colocando no mínimo 6 discos no seu aquário.
Discos pertencem à família dos ciclideos, ficam melhor em cardumes, no mínimo 6 discos. Este tipo de comportamento acontece normalmente em grupos pequenos.
Quando um disco se afasta do grupo é sinal de que algo esta errado. Possivelmente ele está sendo intimidado por outro disco, por ser mais fraco do grupo, ou por disputar territórios com outro macho ou fêmea interessado em se acasalar no grupo.
Uma solução temporária seria colocar o peixe em um aquário separado em uma temperatura em torno de 32° C graus e alimentá-lo a vontade até que fique melhor. Você pode colocar o peixe volta no aquário depois de duas semanas. Ele será capaz de afirmar-se no grupo com força renovada.Coloque no mínimo 6 discos no seu aquário.
Ele também pode esta doente, nesse caso o melhor é separar e tratar.
Provavelmente estes dois discos são um casal, eles estão defendendo o território para que possam desovar tranquilamente. Você pode separá-los. Quando o aquário possui uma quantidade maior de discos, esse comportamento não ser torna tão agressivo, mas será impossível que a desova vá para frente.
Pode ser um excesso luz, verifique se o aquário não está recebendo luz direta do sol. Também pode ser causada por excesso de nutrientes, principalmente fosfato. Reduza a quantidade de alimento e faça TPA com mais frequentemente com água nos parâmetros ideais.
O mais provável é que a água do aquário esteja fora dos parâmetros ideais para ele. Pare com alimentação por dois dias, meça o nível de amônia e nitrato imediatamente, faça TPA, confira se o filtro está em dia. Coloque carvão ativado no filtro
O disco precisa se acostumar à presença de pessoas e a movimento. Provavelmente ele fica sozinho durante todo o tempo, no final do dia quando chega ele pode considerar você como uma ameaça. Se ficar fora durante todo o dia deixe um radio ligado próximo ao aquário.
Certifique de que não há crianças ou animais assustando ou batendo no vidro em algum momento, eles podem associar a presença de uma pessoa a um comportamento agressivo.
Por algum motivo, medo, estresse, intoxicação, susto durante a noite ou ao ligar a luz se machucou. O mais provável é que tenha quebrado alguma espinha, fraturado o crânio ou perfurado em algum objeto. Deixe uma luz bem fraca (com led é bem fácil) acesa durante a noite, pode ser uma luz indireta também de um cômodo da casa. Isso ajuda para que os discos não se assustem durante a noite ou ao se ligar todas as luzes novamente de manha.
Isso acontece por dois motivos, falta de oxigênio ou vermes de guelra. Verifique se os filtros estão funcionando adequadamente, meça a amônia e o nitrato. Se tudo estiver funcionando corretamente com parâmetros adequados, trate para vermes de guelra.
Discos não dormem, mas é como se estivessem dormindo, entram em um estado de baixo metabolismo (com se fosse meio acordado), eles estão descansando. Nesse momento é preciso tomar cuidado para não assustá-los, pois podem nadar desesperados e se machucarem. Deixe uma luz bem fraca (com led é bem fácil) acesa durante a noite, isso ajuda para que os discos não se assustem durante a noite ou ao se ligar todas as luzes novamente de manha.
O mais provável é que a água nova de TPA não estava nos parâmetros, principalmente de PH e temperatura, em que estavam acostumados. Coloque carvão ativado para remover alguma possível toxina e meça os parâmetros, Se estiverem muito diferentes do de costume, faça nova TPA de 30% com água nos parâmetros de costume deles.